Bem vindo! Sexta-Feira, 24 de Março de 2017 - 22:53     --   Pesquise no Site                   E-mails da Prefeitura              Telefones da Prefeitura             Facebook   Twitter
Prefeitura Municipal de Manduri
Rua Bahia n: 233 - Centro
CEP:18780-000 - MANDURI/SP
Horário de atendimento:
das 08:00 as 17:00h
e-mail: contato@manduri.sp.gov.br

Contratos e Licitações

Contas Públicas

Recursos Humanos

Balanços



Sexta-Feira
24 de Março de 2017 - 22:53

Portal SIC

Portal de Transparência

Emissao de Nota Fiscal Eletronica

VAF - Dipam

Visite o Site da Câmara Municipal de Manduri

Voltar

História da Prefeitura

   
antigo prédio da Prefeitura Municipal. prédio atual da Prefeitura Municipal.

 

 


Prefeitura Municipal de Manduri

                   A Prefeitura Municipal de Manduri teve o início de suas atividades no ano de 1945 em um prédio da Rua Paraná, n.º 277, onde hoje funciona o Velório Municipal.

O primeiro prefeito foi nomeado, sendo ele o Sr. Pedro Primo Orcesi, não havendo vice-prefeito. Esse fato aconteceu em 29/04/1945 e a gestão do primeiro prefeito foi de 1945 a 1947.

Em 11/07/1981 a Prefeitura foi transferida para o prédio atual, na Rua Bahia. Esse prédio foi construído mais ou menos em 1924 e funcionava como Escola primária, sendo cedido pelo Estado ao Município por comodato

          Os primeiros funcionários da Prefeitura em 1945 eram os senhores: Hermelindo Prestes, contador-secretário; Nadin Nicolau, tesoureiro – lançador; Ernesto Gilberne, fiscal-geral; e Sebastião Alves Pinheiro, zelador do cemitério. A partir de 1951 e até 1967 a Prefeitura contratou mais 19 funcionários, formando um total de 23 funcionários. Hoje no ano 2003 a Prefeitura tem em seu quadro um total de 210 funcionários.

 

Texto cedido pelo Setor RH da Prefeitura

O Município

Dados do I.B.G.E. de 1950 mostram que a população da época era de 4.125 habitantes. A atual população de acordo com o Censo de 2000 é de 8.256 habitantes.

No início a área do município era de 209,4 Km2, anos depois o mesmo ganhou parte de terras pertencentes a Piraju totalizando então 236 Km2.

A zona rural tem os seguintes bairros: Espraiado, Olhos d’água, Estação de São Berto, Águas de São Bartolomeu, Cascavel, Três Barras, Nunes, Palmital, Araras, Fazenda do Estado, Caracol, Novo Destino, Coqueiros e Douradinhos.

Os primeiros moradores do município foram: José Elias Bonifácio, Francisco de Lourenço, Pedro Orcesi, Miguel Avoglio, José Abujanra, Vicente Perri, Manoel Souza Sotero e suas respectivas famílias: Arruda, Costa Guimarães, Barreiros, Souza Palma, Nunes, Messias, Mota, Rabelo de Oliveira.

O primeiro comerciante foi o Sr. Jorge Nicolau Rufca sendo o seu endereço na Avenida Brasil, n.º 675, atualmente é a residência do Sr. Antonio Marvullo.

Era uma casa de madeira e o comercio era uma sapataria.

Também eram comerciantes os senhores Manoel de Souza Sotero e Francisco Lourenço.

As 3 primeiras obras realizadas no município foram: Delegacia de Polícia, Posto de Saúde e Posto de Puericultura.

O primeiro documento foi um Decreto-lei. Recebeu o número 1 e foi em 18 de abril de 1945, orçou a receita e fixou a despesa do município de Manduri, para o exercício de 1945.

Naquela época não consta o número de veículos.

A primeira pousada ficava na Rua Mato Grosso e era de propriedade do Senhor Joaquim Nunes Siqueira.

As primeiras casas foram construídas na antiga Praça da Matriz, um quarteirão acima da Igreja Santo Antonio.

Voltar